História é o que não falta. A Famiglia Franciulli já está no Brasil há mais de cem anos sempre ligada ao pão.
Os imigrantes desta família chegaram no final do século passado, instalaram-se no Bixiga e começaram a produzir e viver do pão italiano. Destes tempos ouvem-se muitos episódios ligados às tradicionais famílias italianas, das entregas em domicílio feitas em carroças, as conversas de final de tarde nas cadeiras em calçadas, ao pão que unia e une o imigrante ao povo que tão bem o acolheu.
Com o passar dos anos o Bixiga mudou muito, mas continua em seu lugar de sempre a centenária Padaria Italianinha, com seu velho forno, sua história e tradição. Fundada em 1896, a hoje Italianinha se chamava Lucânia em homenagem a região da Basilicata na Itália, cidade de origem do seu fundador Felipe Poncio. Na época a Padaria se estendia até a metade da rua; porém, com o desenvolvimento urbano, na década de 60 a Rua Rui Barbosa foi alargada e uma parte da Padaria desapropriada.
Neste momento a familia Franciulli passou a administrar essa pequena e maravilhosa padaria. Na Italianinha a preocupação em manter-se fiel às raízes italianas é constante, o forno é o mesmo desde sua fundação e os pães são elaborados de forma artesanal, com fermentação natural, respeitando a receita trazida da Itália há mais de cem anos.
Hoje em dia, com tudo tão diferente, com mudanças de comportamento e de valores, não se deve perder de vista um pedacinho de nossos antepassados que existe em cada um de nós, a ousadia e coragem de lutar por um honrado objetivo, o de trabalhar e permanecer presente, mesmo após tantas lutas e obstáculos. “Respeitar a tradição e a história é respeitar a si mesmo”.